AS PROFISSÕES MAIS IMPORTANTES

De vez em quando os meios de comunicação fornecem-nos listas das “profissões mais importantes”, mais cotadas no mercado social; as profissões que o mundo de hoje mais espera e necessita. Uma lista recente colocava no topo da tabela o cirurgião, o advogado, o parlamentar – e, depois, havia de tudo: jornalista, professor, bate-chapas, cozinheiro… Num catálogo das profissões que um jovem pode escolher para singrar na vida, referem-se profissões em todas as letras do alfabeto: A advogado, actor, B biólogo, bailarino, C ceramista, caldeireiro, D dentista… Mas é escusado procurar na letra S a profissão de sacerdote (aparece a de secretário, serralheiro, sociólogo) nem na letra M a profissão de missionário (aparece a de marceneiro ou maquinista). Não passou pela cabeça dos autores que, na alma dum rapaz ou duma rapariga, possa palpitar a estrela da vocação sacerdotal ou religiosa. O mundo, pelos vistos, não espera nem precisa dessas testemunhas do infinito e do eterno.
Pergunto-me a razão desses esquecimentos e por que motivo, nos romances e nos filmes, se fala tanto de padres e de freiras, os primeiros geralmente apresentados como bons copos e bons garfos ou politiqueiros de meia tigela, as segundas como habilíssimas doceiras. Será que a plena dedicação a Deus e ao próximo vale para encher anedotas, mas não para encher uma vida?
Se ao fornecerem-nos listas das profissões com futuro se pensa no rendimento económico, concordo largamente. Já dizia o prior da minha aldeia, lá nas Terras do Demos, que ganharia bastante mais a amolar tesouras ou a compor sombreiros. Se um jovem tem como ideal encher os bolsos e nadar em prazer e glória, fuja pois do seminário ou do convento.
Por isso, fazem-me rir os estratagemas que alguns padres e freiras utilizam para renovar as suas fileiras. A diocese de Detroit, nos Estados Unidos, vendo reduzido o número dos seus padres, promoveu uma vasta campanha vocacional na imprensa, rádio e televisão. Gastou centenas de milhares de dólares a divulgar o mote: “O trabalho é duro, o salário infinito”. Uma Congregação missionária inventou o slogan: “Queres conhecer o mundo e ver países e costumes exóticos? Ingressa em tal Instituto”. A diocese de Des Moines, que tem uma equipa de basquetebol composta só por padres, espalhou o cartaz: “Rapazes interessantes fazem grandes padres”.
Ultimamente, esses benditos americanos voltaram a atacar e de maneira mais sofisticada e agressiva. A diocese de Lausing (Michigan) aproveitou o cartaz publicitário do filme O Gladiador, mas substituiu o actor Russel Crowe pelo jovem padre Joseph Krupp, o qual sugere: “Transforma-te num gladiador espiritual, pensa na possibilidade de enveredar pelo sacerdócio. É uma boa vida”. A arquidiocese de Chicago chegou a difundir , na CNN, anúncios como este: “Sonha com um emprego de colarinho branco. Eleva ao máximo o teu potencial. Reduz ao mínimo o teu guarda-roupa”.
As freiras não ficam atrás em questão de fantasia e criatividade. Também nos Estados Unidos, lançou-se uma campanha, durante quatro meses, subordinada ao mote: “Deus está a tocar-te no ombro?” Resposta: “A vida é curta. A eternidade não”. As Irmãs dominicanas gastaram 200 mil dólares em anúncios na televisão, mensagens por correio e informações na Internet. O grande objectivo era cativar raparigas com idades entre os vinte e os trinta e cinco anos, que quisessem ser freiras.
Enfim, o seminário de São Francisco, na arquidiocese de Milwaukee, criou alguns anúncios bem originais: “Procura-se aprendiz de Carpinteiro”. “Trabalha com o melhor patrão do mundo”.
Nada tenho contra a publicidade a favor do sacerdócio e da vida consagrada. Penso até que se deveria dirigir a palavra de convite com maior entusiasmo e agressividade. Os padres e as freiras sabem que embarcaram numa empresa apaixonaste e os autênticos não a trocariam por qualquer outra. É, pois, natural que eles espalhem o seu ideal aos quatro ventos.
Acho, porém, que não se atraem jovens sérios com rostos televisivos de actores ou actrizes a fazer de padres catitas ou de freirinhas jeitosas. A prová-lo aí está o resultado nulo das alegres americanadas.
Uma campanha publicitária em que o sacerdócio ou a vida religiosa se confundem com um detergente mais ou com um novo disco da Madonna é uma tolice. Apresentar “uma imagem dos jovens padres comparável à dos jovens médicos ou advogados” revela complexo de inferioridade. Apostar na vida religiosa como numa profissão onde se pode obter “profunda satisfação pessoal” equivale a construir com bolinhas de sabão.
Quem abraça esta vocação não fecha um negócio com Deus na mira de receber um “salário infinito”. “Deus paga bem, mas não paga ao sábado” – diz o povo. Até lá, as pessoas dedicadas inteiramente ao serviço divino podem contar apenas com muita trabalheira e poucas gorjetas. Teresa de Ávila chegava a dizer com humor a Deus: “Não me admiro que tenhais tão poucos amigos. Tratai-los tão mal!”
A vocação religiosa ou sacerdotal só se abraça porque Cristo brilha aos olhos de alguém como uma pérola que embeleza a vida ou como um tesouro que a enriquece. Essa fascinação não tem explicação humana; sente-se, arde por dentro, empolga, subjuga.
Garcia Morente, catedrático e filósofo ateu da Espanha, num momento de tédio, em Paris, põe-se a ouvir uma passagem da “Infância de Jesus” de Berlioz e, de repente, como por encanto, fica electrizado. Cai de joelhos, acredita, aceita Jesus Cristo – e, mais tarde, faz-se padre. Encontrou o “tesouro” e, para o adquirir, investiu tudo o que tinha: a carreira, o futuro, o prestígio, o conforto.
Nos meios de comunicação, aparece, de vez em quando, a notícia de negociantes de mãos-rotas que dão milhões por um quadro de Van Gogh ou de Picasso. Por aquilo que se aprecia, em que se acredita, que nos encanta e enleva, não se olha ao preço. Quando se gosta, não importa o que se gasta.
Os que assim topam a Cristo ficam “fora de si”. Chama-os uma voz mais penetrante do que a música de Berlioz ou de Beethoven. Mas só a captam aqueles que estiverem nesse comprimento de onda.
Os seguidores de Cristo não se alistam por mandato – como os soldados. Não se atraem como as crianças – com caramelos. Não combatem como os mercenários – para embolsar dinheiro. Como os apaixonados, querem ser felizes, servindo; querem realizar-se na vida, desvivendo-se.
O número dos que são felizes é infinitamente maior do que se imagina. Não ganham ordenados chorudos. Não os consideram “forças vivas” da sociedade. Mas são habitados por um grande Amor.

Abílio Pina Ribeiro, cmf

Start typing and press Enter to search