ONDE MORA A FELICIDADE

“Uns dizem que a felicidade mora longe. Outros que reside perto, na nossa própria casa. Mas a verdadeira felicidade vive no berço duma criança nascida do amor”.

Não sei se Freud conhecia este provérbio chinês. Sei que ele, para aprender o que é a felicidade, gostava de contemplar a paz angélica, o sossego que se estampa no rosto da criança amada: “A riqueza não nos torna felizes –concluía – e a prova está em que o dinheiro nunca foi um desejo da infância”. Sim, os meninos não sonham com o dinheiro, nem com o sexo, o poder, a glória ou a vaidade. A sua felicidade tem a forma de braços, de colo, de mama e de mimo. São felizes na medida em que sentem ondas de carinho.

Muita gente pensa que o máximo de felicidade a que uma pessoa pode aspirar é a viver momentos ora de alegria ora de tristeza, tempos agora de amor e logo de raiva, horas de desilusão seguidas por outras de fé ardente. Cabe-nos passar a vida, como reza o título dum romance de Carmen Martín Gaite, numa desconcertante Nebulosidade variável. Devido a essa volubilidade atmosférica, desistimos de tender à felicidade plena e contentamo-nos com as pipocas tão em voga, chamadas “bem-estar” e “qualidade de vida”.

Entendemos por “bem-estar” uma existência apetrechada dos suficientes meios materiais para não sofrermos o aguilhão da pobreza económica, termos acesso à educação e aos cuidados médicos, não nos faltar o emprego e a protecção social. Importante? Sem dúvida, e qualquer sociedade justa tem de procurar dar tudo isto para os cidadãos. Tudo isto e outra coisa ainda, a “qualidade de vida”: boas infraestrutras, actividades culturais do corpo e do espírito, meios de lazer, possibilidade de relações humanas.

Compõem estas coisas uma vida feliz? O facto é que nós adultos arrebanhamos tudo o que podemos, fazendo depender a felicidade do consumo indefinido de produtos do mercado.

E, se calhar, a maioria das pessoas nunca dedicou um minuto a reflectir por que motivo compra um determinado carro, por que se empenha em adquirir o último computador ou uma vivenda cara demais para o seu bolso.

Convém saber que, uma vez satisfeitas as necessidades básicas, de alimentação, casa, roupa, saúde, as sociedades gastam a maior parte do seu haver em satisfazer necessidades psicológicas. Necessidades de identidade. A ânsia de pertencer a um grupo social leva os adultos e os jovens a consumir os produtos que o grupo aprecia. Daí a mira no carro espectacular, no casaco de peles, nos sapatos e nas calças de marca. Necessidades de segurança. Perdido na selva das infinitas ofertas, o consumidor agarra-se a determinadas marcas para estar seguro de acertar na escolha. Necessidades de compensação. A solidão, um desgosto, um fracasso profissional impelem-nos a adquirir produtos que não despertariam interesse caso tais situações não existissem. Necessidades, enfim, de novidade. O desejo de cortar a monotonia da vida, de alterar alguma coisa incita-nos a consumir artigos facilmente dispensáveis.

Seja como for, terá a felicidade relação directa com a gula do consumo? Aumentar indefinidamente a pilha do consumo significará elevar a felicidade?

A maioria das acções que dão felicidade não precisa de bugigangas de mercado. Saborear as relações humanas, passear, contemplar paisagens e monumentos, reflectir, nada disto exige gastos. Outras actividades supõem alguma despesa, mas não dão mais felicidade as que, em princípio, são mais caras. Ler, praticar algum desporto, ouvir música, partilhar uma refeição agradável – tudo isto nos ajuda a saborear a vida. Para não falar da alegria de exercer algum tipo de solidariedade: fazer bem aos outros – segundo Fleming, inventor da penicilina – dá maior satisfação que o dinheiro, o poder ou a fama.

Gostaria de pôr frente a frente duas classes de pesssoas: as que precisam de muita tralha para se alegrar (ser podres de ricas, enxarcar-se de uisqui, atolar-se em orgias) e as que optaram por uma cultura de realações humanas, desfrute da natureza, aconchego familiar, sossego e paz. Diga-me o leitor, que para isso é maiorzinho, quais serão as mais ditosas.

Corremos o perigo de pôr muito baixa a fasquia da felicidade. E acho que as Igrejas e os crentes têm responsabilidade nesta renúncia das pessoas a serem felizes até à cave, até aos fundões do próprio ser. As religiões propõem máximos de felicidade, as bem-aventuranças são a manchete do evangelho de Cristo – e nós a pregar coisas de segunda e terceira divisão! Quando o problema, o imenso problema, é que a maioria das pessoas já nem aspiram a uma felicidade a todo o gás, nem sonham com um mundo cheio de sentido, nem percebem patavina de esperança nem de amor.

Talvez por isso, adoro esta branca poesia dum menino da Costa Rica, intitulada A minha casa:

“Na minha casa há dois quartos,

duas caminhas,

uma só janelinha

e um gato branco.

Na minha casa só comemos à noite,

quando o meu pai volta com o saquinho

cheio de pão e de peixe seco.

Na minha casa somos todos pobres,

mas o papá tem olhos azuis,

a mamã tem olhos azuis,

o meu irmão tem olhos azuis,

eu mesmo tenho olhos azuis

e até o gato tem olhos azuis.

Quando nos sentamos à mesa,

a nossa casa parece um céu azul”.

 

Abílio Pina Ribeiro, cmf

 

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