Foi celebrada a XI Assembleia dos Leigos Claretianos

Sob o lema “Rios de água viva”, realizou-se a XI Assembleia Geral dos Leigos Claretianos, de 8 a 16 de julho, em Leioa (Biscaia, Espanha). Foram oito dias de intenso trabalho para avaliar a história vivida e sonhar com o futuro.

A Assembleia, que contou com a participação de mais de 80 leigos entre os 30 e os 70 anos, começou com uma mensagem enviada telematicamente pelo P. Matthew Vattamattam CMF, Superior Geral da Congregação, seguida de uma reflexão sobre a capacidade dos leigos para acolher o Evangelho, vivê-lo com intensidade e anunciá-lo eficazmente no mundo de hoje.

Durante estes dias, e de acordo com os estatutos do Movimento, foram também eleitas as pessoas que farão parte do Conselho Geral. Pedro Belderrain CMF, Prefeito Geral de Apostolado, substitui o P. Manuel Tamargo cmf como Conselheiro Geral; Miguel Ángel Sosa, leigo das Ilhas Canárias, foi reeleito Secretário Geral; o peruano Bruno La Hoz foi eleito Secretário de Formação; e a guatemalteca Silvia Rodríguez foi eleita Secretária de Economia.

As eucaristias foram muito destacadas no encontro e deixaram um sabor muito bom na boca: as celebradas por vários claretianos como o P. Belderrain ou o P. Juan Martín Askaiturrieta Ezkurdia cmf, superior provincial de Sanctus Paulus, assim como a presidida pelo prelado da diocese de Bilbao, Joseba Segura Etxezarraga, ou a presidida pelo pároco de San Sebastián, o missionário Fernando Prado Ayuso, que teve lugar na sexta-feira, 14 de julho.

Precisamente, na sexta-feira, 14 de julho, viveu-se um momento muito raro na história da Família Claretiana: um encontro online de sete dos oito ramos carismáticos nascidos sob a mesma espiritualidade missionária, ou seja, a sonhada pelo P. Claret. Desta forma, a Assembleia pôde abrir um espaço através da Internet para se conectar com o Capítulo Geral das Religiosas de Maria Imaculada, com o Capítulo Geral das Irmãs Missionárias da Instituição Claretiana em Vic e novamente com o P. Vattamattam, nosso Superior Geral. Neste momento juntaram-se a nós algumas Irmãs Missionárias de Santo António Maria Claret, outras consagradas de Filiação Cordimariana do México, Brasil e Europa, e algumas outras religiosas desta província.

Houve também um momento para conhecer alguns projectos sociais que o Movimento de Leigos Claretianos tem vindo a desenvolver nesta zona do País Basco, como os que favorecem a inserção social, o acolhimento de migrantes ou a promoção do emprego.

A Eucaristia de envio final foi animada pelo P. Gabriel Ponce cmf, coordenador das obras sociais da Província Claretiana de Fátima e presidente da Proclade Bética, que destacou as duas opções para regressar ao lugar de origem: como “super-seculares” que querem conquistar o mundo e finalmente não fazer nada, ou cair das nossas “alturas” e ver toda a terra boa que nos rodeia e que já está a dar frutos. Todos os participantes foram enviados com as suas sementes para serem “Rios de água viva” onde quer que estejam.

 

Start typing and press Enter to search