Carregar com a cruz

Entre os muitos ensinamentos de Jesus, encontramos este convite que soa bastante duro: “Se alguém quiser seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia e siga-me” (Lc 9, 23-24).

É possível que muitos intuíam o que isto significa… Mas receio que muitos de nós não entendemos ou entendemos mal o que Jesus está a pedir-nos e, por isso, fazemos ouvidos moucos à sua proposta.

Em concreto, o que quer dizer Jesus com este “repugnante” convite? Carregar a nossa cruz diariamente e dar a vida para encontrar uma vida mais plena pode significar aceitar seis certezas bem combinadas…

  • Em primeiro lugar, aceitar que o sofrimento é uma parte da nossa vida. E a partir daí, fazer as pazes com o inevitável fato de que a frustração, a doença, a desgraça, a má sorte… fazem parte da nossa biografia. Se pensarmos que são evitáveis, ficaremos amargurados e mal-humorados.
  • Além disso, significa que, mesmo que soframos, podemos deixar de transmitir a nossa amargura àqueles que nos rodeiam. Porque temos a inclinação de fazer sofrer os outros quando nós estamos a sofrer. E não é o mesmo que partilhar as nossas tristezas, que é muito necessário às vezes. O insano e cruel é querer que os outros também sofram porque sim.
  • Por outro lado, devemos aceitar outras mortes antes da nossa morte física… E, assim, devemos deixar morrer realidades muito queridas como a juventude, a saúde, pessoas queridas, etc. Fazer luto por elas e seguir adiante. Diariamente apresentam-se na nossa vida ocasiões de perdas… Temos de lhes dizer “adeus”.
  • Claro que também é preciso esperar pela ressurreição. A vida cristã é, em muitas ocasiões, espera; espera dentro da frustração, da injustiça, da amargura… esperando que Alguém venha e mude a nossa situação. 98% das nossas vidas resumem-se em esperar com confiança o cumprimento de um desejo mais profundo.
  • Carregar a nossa cruz significa também compreender que o dom que Deus nos dá, muitas vezes não é o que esperamos. Deus responde sempre às nossas orações e dá-nos o que realmente precisamos, não o que acreditamos que precisamos. Deus surpreende-nos… Muitos não são capazes de superar os seus curtos alcances.
  • Finalmente, significa viver uma fé que acredita que nada é impossível para Deus. Ele é maior que a imaginação humana. Quando sucumbimos à ideia de que Deus não nos pode oferecer uma saída para a nossa dor é precisamente porque reduzimos Deus ao tamanho anão da nossa imaginação.

Podemos carregar a nossa cruz quando começamos a acreditar na ressurreição.

Juan Carlos cmf

(FOTO: Tacho Dimas)

 

Start typing and press Enter to search