18 de Dezembro: Dia Internacional do Migrante

O 18 de Dezembro é o Dia Internacional do Migrante. Ao longo da história humana, a migração tem sido uma expressão corajosa da determinação individual em superar a adversidade e procurar uma vida melhor.

A globalização, juntamente com os avanços nas comunicações e transportes, aumentou o número de pessoas que têm o desejo e a capacidade de se deslocarem para outros lugares. Esta nova era criou desafios e oportunidades para sociedades de todo o mundo e, por sua vez, serviu para sublinhar a ligação entre migração e desenvolvimento, bem como as oportunidades que oferece para o co-desenvolvimento, ou seja, a melhoria das condições económicas e sociais tanto na origem como no destino.

Nós juntos’ é o lema escolhido para 2020. Centra-se em histórias de coesão social tão variadas como as pessoas individuais que tomam a decisão de mudar de país, ou são forçadas a sair das suas casas por circunstâncias diferentes. Aprendemos juntos, vivemos juntos, trabalhamos juntos ou brincamos juntos, porque é a única forma de avançarmos na sociedade.

Se quiser saber mais, clique aqui.

(FOTO: OIM)

Start typing and press Enter to search