Dia dos Direitos Humanos

O Dia dos Direitos Humanos é comemorado a 10 de Dezembro. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento histórico que proclama os direitos inalienáveis de cada pessoa como ser humano, independentemente da raça, cor, religião, sexo, língua, opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outro estatuto. Está disponível em mais de 500 línguas.

Este ano, concentra-se na pandemia da COVID-19: a necessidade de reconstruir para melhor, com a garantia de que os direitos humanos são a base para os esforços de recuperação.

Os objectivos comuns em todo o mundo só serão alcançados se a igualdade de oportunidades for criada para todos, os fracassos revelados pela pandemia forem abordados, e as normas de direitos humanos forem aplicadas para abordar desigualdades enraizadas, sistemáticas e intergeracionais, exclusão e discriminação.

Os direitos humanos são o fundamento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o cuidado da Casa Comum, pois sem dignidade humana, não teríamos a esperança de fazer avançar o desenvolvimento sustentável. O progresso em todos os ODS impulsiona os direitos humanos, tal como o progresso em matéria de direitos humanos impulsiona estes objectivos.

(PARA APRENDER MAIS: Nações Unidas) (FOTO: ©Getty Images/RyanJLane)

 

Start typing and press Enter to search