Servindo a Palavra: 7 de Dezembro

SEGUNDA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2020

Lucas 5, 17-26:

“Apareceram então uns homens, trazendo num catre um paralítico; tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus… E Jesus disse-lhe: ‘Homem, os teus pecados estão perdoados’. Os escribas e fariseus começaram a pensar: ‘Quem   é este que profere blasfémias? Não é só Deus que pode perdoar os pecados?’… Mas Jesus disse ao paralítico: “Levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa”. Logo ele se levantou à vista de todos, tomou a enxerga em que estivera deitado e foi para casa, dando glória a Deus “.

 

No Evangelho de hoje surgem várias personagens, que revelam quatro atitudes diferentes:

  • Em primeiro lugar, Jesus. E, como sempre, perdoando, curando, devolvendo a dignidade ferida do homem. No caso vertente, a de um paralítico.
  • Em segundo lugar, alguns amigos que prestam ao homem um enorme favor, ultrapassando toda a barreira de obstáculos, para que este seu amigo pudesse encontrar-se com Jesus.
  • Depois, o paralítico, que cumpre escrupulosamente o mandato de Jesus: “Levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa”.
  • E, finalmente, os doutores da Lei. Estes agarram-se mais às normas que do que à alegria pela cura do pobre enfermo. Censuram Jesus pelo milagre que fizera.

+ Com qual destas quatro atitudes te identificas mais?

+ Que vais fazer, a partir de hoje, para imitar o comportamento de Jesus, do paralítico e dos seus amigos?

Bons dias.

Antonio María Sanjuán Marín, cmf

 

Start typing and press Enter to search