Sessão da manhã

Bom dia. Às 7h30, os capitulares reuniram-se na capela para a oração de Laudes e a celebração da Eucaristia, na festa da Sagrada Família. A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Ricardo Volo, assistido no altar pelos Pe. Félix Martínez e Pe. José Enrique García.
Às 9h30, reunimo-nos na sala de reuniões (Aula Capitular) para dar continuidade a alguns trabalhos que tinham ficado pendentes da tarde anterior.
Após a proclamação da leitura da Carta aos Colossenses (da Eucaristia de hoje) e a oração pelo Pe. Antúnez, falecido ontem na nossa comunidade de Carvalhos–Seminário (Portugal), deu-se início à sessão de trabalho da manhã.
O Pe. Presidente chamou a atenção dos capitulares para o objetivo da fase avaliativa em que nos encontramos. Nesta etapa, não se trata apenas de avaliar a ação do governo, mas a vida da Província no seu conjunto. Torna-se importante procurar momentos de oração que nos ajudem a situar o nosso trabalho no horizonte do discernimento da ação de Deus nas nossas comunidades e na nossa ação missionária.
O Secretário Provincial, Pe. Juan Carlos Monroy, concluiu a apresentação da Memória de Governo com a síntese do relatório do Prefeito de Espiritualidade e Formação. Seguidamente, os Pe. Antonio Ávila e Pe. Manuel Ogalla, membros da Comissão Pré-Capitular que elaborou o documento de síntese das contribuições das comunidades e dos setores apostólicos, apresentaram o referido documento, explicando a metodologia seguida e o seu conteúdo, que procurou refletir o sentir comum da Província.
De seguida, o Pe. Jorge Sánchez apresentou um relatório sobre os passos dados na Província no âmbito da criação de ambientes seguros para a proteção de menores e adultos vulneráveis.
Dando continuidade à fase avaliativa, o Pe. Manuel Segura, Ecónomo Provincial, apresentou a Memória económica, o que ocupou o restante período da manhã.
Sessão da tarde
A sessão da tarde teve início um pouco mais tarde, às 16h00, a fim de permitir previamente um tempo pessoal de leitura e estudo das Memórias.
Em primeiro lugar, o Pe. Presidente solicitou ao Capítulo a ratificação das comissões nomeadas para o desempenho de diversos serviços capitulares (Animação, Comunicação, Liturgia e Revisão das Atas). Todas foram ratificadas. Informou igualmente que os moderadores das sessões seriam os Pe. Abilio Ramos e Pe. Pedro Cabrera.
Indicou ainda algumas orientações para os diálogos nos grupos, apelando à clareza, à precisão e à procura de consenso nas propostas.
Seguidamente, procedeu-se à constituição dos grupos, que dedicaram grande parte da tarde ao diálogo em torno das Memórias de Governo e à formulação de perguntas a dirigir ao Governo Provincial.
Concluídos os trabalhos de grupo, os secretários enviaram ao Secretário Capitular as perguntas que desejavam dirigir ao Governo.
A oração de Vésperas colocou o ponto final na sessão da tarde e nos trabalhos deste segundo dia. Laus Deo!










