Dia 1.º – 27 de dezembro #IICapituloProvincial

Sessão da manhã

Às 9h00, os Capitulares fomos convocados para dar início à manhã de retiro espiritual, que abre os dias de oração, diálogo e discernimento que nos dispomos a viver. Fazemo-lo sob a inspiração do Espírito Santo, a quem pedimos que nos acompanhe e ilumine, para que em tudo atuemos segundo o sentir de Deus.

Anima este tempo o P. Pedro Belderráin, Prefeito Geral de Apostolado, que presidirá ao Capítulo, por delegação do Superior Geral.

O P. Pedro começa por agradecer ao Senhor o dia que hoje iniciamos. Apresentamos-Lhe, pela intercessão do Coração de Maria, as nossas preocupações. Invocamos a nossa Mãe com a oração da Avé-Maria.

De seguida, o P. Provincial dirige-nos algumas palavras de saudação, convidando-nos a tomar consciência do tempo que estamos prestes a iniciar: o Senhor convoca-nos para escutar juntos e discernir a Sua vontade. No final do Ano Jubilar, reunimo-nos conscientes de Quem nos convoca. Com gratidão pelo caminho percorrido até aqui, o P. Provincial convida-nos a renovar a nossa ação de graças a Deus, que nunca deixa de nos sustentar. Coloquemo-nos à escuta do Espírito, em comunhão com a Congregação e com a Igreja sinodal.

De seguida, o P. Pedro sublinha a presença da Palavra, fisicamente colocada num lugar de destaque da sala de reuniões, como expressão do desejo interior de nos deixarmos interpelar por ela. Procedemos à leitura do texto da rimeira leitura da Eucaristia do dia de hoje: 1 João 1, 1-4.

Após a leitura, dirige-nos algumas palavras de saudação e felicitação, desejando que aquilo que Deus nos oferece neste Natal se torne realidade em nós, na Província e nas pessoas que trazemos no coração…

Em seguida, pede ao P. Peter Paul, Superior da comunidade de Ruwa, no Zimbabué, que leia, em inglês, a mensagem que o P. Geral dirige ao Capítulo.

Depois de lida a mensagem, o P. Pedro convida-nos a aprofundar, abrindo o coração ao Espírito Santo, que nos orienta e guia ao longo do Capítulo. Reunimo-nos num sábado, em Fátima, sinais da presença de Maria no meio de nós. Preparemos o coração para acolher a graça de Deus e disponhamo-nos a receber as inspirações do Espírito Santo.

Recorda-nos que todos temos atitudes a melhorar e a transformar; é necessário purificar e renovar as nossas ideias. Para isso, a escuta é um exercício fundamental. Quem não escuta o seu irmão não sabe escutar a Deus. Nos últimos seis anos houve muita vida e muitas boas intenções. Talvez algumas decisões não tenham sido partilhadas por todos, mas foram tomadas com a melhor das intenções, procurando sempre o bem.

É necessário purificar o olhar para caminharmos juntos. Com franqueza e sinceridade, falemos de tudo o que for necessário, com clareza e procurando o bem de todos.

Por fim, oferece aos Capitulares um breve documento para um tempo pessoal de oração e silêncio, e convida-nos a encontrarmo-nos na capela para a celebração da Eucaristia ao meio-dia.

 

 

Sessão da tarde – 15h00

Sessão constitutiva e organizativa do Capítulo.

Iniciamos com um momento de oração.

O P. Presidente comunica o falecimento do P. Amândio da Cunha Esteves Antunez, da comunidade do Seminário de Carvalhos.

Após a invocação ao Espírito Santo com o cântico Veni Creator, o P. Presidente lê alguns números das Constituições e do Diretório que fazem referência ao Capítulo.

Seguidamente, verifica-se a legitimidade da nomeação de todos os Capitulares e a sua presença na sala capitular. Seguem-se algumas observações relativas ao funcionamento. É votada a presença de um estudante em votos temporários, sendo aprovada por ampla maioria.

É aprovada por unanimidade o regulamento, o cronograma e o horário do Capítulo.

Procede-se à eleição do Secretário Capitular, sendo eleito o P. Gabriel Ponce. De seguida, é eleita a Comissão Central, constituída pelos PP. Manuel Ogalla, Carlos Ângelo Ferreira e António Ávila.

O Secretário Capitular tem como função principal lavrar a ata de tudo o que acontece ao longo do Capítulo. Por sua vez, a Comissão Central tem como principal mandato sintetizar os frutos do discernimento realizado durante os diversos dias, para que estes possam, finalmente, tomar forma num documento final aprovado pelo Capítulo.

Por fim, realiza-se uma sondagem para propor à mesa do Capítulo — que será responsável pelas nomeações — os nomes de dois moderadores das sessões que terão lugar nos dias seguintes.

Às 18h15, o Secretário Provincial apresenta a Memória de Governo, que será estudada no dia seguinte.

A recitação das Vésperas encerra este dia intenso.

Start typing and press Enter to search