FUNDAÇÃO CLARET – PORTUGAL

A PROCURA – Missões Claretianas iniciou as suas atividades no dia 24 de Outubro de 2008 nos Carvalhos. Desde então, foi crescendo e conta atualmente com 4 Delegações e um polo de exposição. As Delegações atuais da PROCURA são nos Carvalhos (2008), Lisboa (2009), Agualva-Cacém (2013) e Tondela (2015) e o polo de exposição em Fátima.

Desde 2013 que a Fundação Claret é considerada Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) sendo a PROCURA um dos seus ramos de ação. O facto da Fundação Claret – PROCURA ser ONGD possibilitou que em 2024 se associasse à Plataforma Portuguesa das ONGDs e à Confederação Portuguesa do Voluntariado para, em conjunto com outras organizações, promover e trazer para a agenda da sociedade civil assuntos tão importantes como a educação para o desenvolvimento ou o voluntariado.

Em Portugal, nas nossas Delegações, desenvolvemos ações com a comunidade local, desde o apoio às pessoas em situação de sem-abrigo e mais carenciados, passando também pelas visitas aos mais idosos ou o apoio às vítimas dos incêndios. Este apoio é prestado de forma regular, de modo a criar relação com as instituições e pessoas abrangidas. Também realizamos ao longo do ano várias atividades de divulgação e angariação de fundos para as Missões bem como o envio de materiais de primeira necessidade e em que a escassez dos mesmos é notória em São Tomé e Príncipe, com particular enfoque para material de higiene e saúde e material escolar.

No que diz respeito ao nosso Voluntariado Missionário em 2025 tivemos ações em São Tomé, em parceria com a Delegação Independente Mãe de África, e no Príncipe, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe. Em ambos os casos procuramos colaborar com a comunidade local nos âmbitos da Educação, Saúde e Evangelização, sendo que no mês de agosto realizámos atividades com mais de 1000 crianças, para além dos mais de 60 formandos que participaram em formações sobre Economia Familiar e Comunicação da Igreja. Com a comunidade claretiana local também houve uma interação bastante próxima, na medida em que pudemos conhecer as suas comunidades, as suas necessidades e também alguns “sonhos” a concretizar a curto-médio prazo.

Todas estas atividades, ações e campanhas só são possíveis exponenciar com o apoio de muitas paróquias, escolas, colégios, grupos de catequese, benfeitores e empresas que ao longo do ano se associam às nossas iniciativas em Portugal.

Em suma, a Fundação Claret – PROCURA trabalha diferentes iniciativas em ponte com a Missão a partir de Portugal e possibilita experiências de voluntariado em São Tomé e Príncipe, sendo que procuramos que todos os voluntários que estão connosco sintam que é uma experiência transformadora para as suas vidas.

Juntos caminhamos pelas Missões!

Start typing and press Enter to search