Roma acolherá a peregrinação Claret-Way por ocasião do Jubileu dos Jovens 2025. De 28 de julho a 4 de agosto, mais de 450 jovens claretianos reunir-se-ão para celebrar este Ano da Esperança.
Falta cada vez menos para o encontro de mais de 450 jovens claretianos por ocasião do Jubileu dos Jovens 2025, que terá lugar de 28 de julho a 4 de agosto, na cidade de Roma. Vindos de 27 países diferentes, cada um com a sua língua e cultura, estarão todos unidos por um mesmo espírito: a fé partilhada, o carisma claretiano e o profundo desejo de caminhar juntos como verdadeiros Peregrinos da Esperança.
Este encontro dá continuidade ao caminho iniciado nas Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, onde, sob o nome Claret-Way, começou a consolidar-se uma rede viva de jovens comprometidos com a missão claretiana. Agora, o caminho leva a Roma, com o coração aberto, os pés prontos a caminhar e a alegria do Evangelho como bagagem.
O encontro terá início no dia 28 com o “Dia Claret-Way”: um dia para começarmos juntos, como Rede de Jovens Claret-Way, sob esse carisma e espírito missionário que nos une.
No dia 29, os peregrinos atravessarão a Porta Santa durante a manhã e, à tarde, o Santo Padre dará início oficial ao Jubileu presidindo à celebração da Eucaristia.
No dia 30, será o “Diálogo com a Cidade”, com várias atividades organizadas pela comissão geral.
No dia 31, terá lugar a atividade proposta pela Rede Claret-Way ao programa oficial: às 20h00, abre-se o “Espaço Arde” em Roma—um momento de oração e adoração ao Santíssimo, aberto a todos os jovens do mundo.
No dia 1 de agosto, os peregrinos viverão o dia penitencial no Circo Máximo, um momento de partilha e reconciliação, com a possibilidade de celebrar o sacramento da reconciliação.
Nos dias 2 e 3 de agosto terá lugar a peregrinação a Tor Vergata, onde o Santo Padre presidirá à vigília e, no dia seguinte, à missa de encerramento do Jubileu dos Jovens 2025.
Está previsto que no dia 4 de agosto os peregrinos regressem às suas casas, depois de uma noite festiva no dia 3.
Durante estes dias, viver-se-á uma experiência intensa de fé, fraternidade e missão. Haverá reencontros, celebrações, peregrinações e momentos partilhados de silêncio, reconciliação, oração, cântico e envio missionário. Serão dias cheios de vida, com espaço para a convivência serena, partilha de experiências, jogos e alegria de tudo o que a cidade e o encontro oferecem.
Este Jubileu não é pensado apenas como um evento, mas como um chamamento claro a redescobrir a identidade e vocação missionária dos jovens. É um tempo de graça, uma oportunidade para fortalecer laços e reacender o fogo que nos impele a ser sinais de esperança onde quer que estejamos. Que estes dias sejam, para todos, um novo ponto de partida.
O QUE É A CLARET-WAY?
A Rede Claret-Way é uma rede mundial de jovens claretianos que liga todos os jovens entre os 18 e os 30 anos de idade pertencentes às várias realidades da Família Claretiana. Integra as propostas locais e regionais da Pastoral Juvenil Vocacional (PJV) na Família Claretiana, com o objetivo de oferecer experiências e espaços de comunhão na missão universal da Igreja, sob o nosso carisma claretiano e no seguimento do estilo de vida de Jesus.
A rede actua através de quatro eixos: comunhão, solidariedade, familiaridade e participação, guiando-se pelos quatro pontos cardeais da oração apostólica de Santo António Maria Claret: conhecer, amar, servir e louvar.