O FOCO NA PALAVRA A PARTIR DA ECEM

A Equipa Claretiana de Evangelização Missionária (ECEM) nasceu em 1989 na comunidade de Alcalá de Guadaíra (Sevilha). Dentro da diversidade de ministérios da Congregação, a ECEM representa uma das expressões mais significativas e carismáticas da missão claretiana. Trata-se de uma frente apostólica ágil, caracterizada pelo trabalho especializado, itinerante e em equipa. A sua missão é servir as Igrejas locais oferecendo, a partir da sua identidade missionária, iniciativas e ações evangelizadoras que ajudem as comunidades paroquiais a colocarem-se em “saída missionária”, levando a alegria do Evangelho a todos. Para isso, propõe processos e ações missionárias extraordinárias como missões paroquiais, semanas missionárias, itinerários para suscitar e formar discípulos missionários, dinâmicas de sinodalidade e discernimento…

Desde 1992, a ECEM está sediada na comunidade de Almendralejo. Nesta cidade, e nas regiões da Andaluzia, Canárias e Estremadura, os membros desta equipa vivem o seu carisma como experiência do Espírito, que nos configura com Jesus Cristo Evangelizador, ao estilo de Claret. Queremos ser fiéis à nossa vocação específica no Povo de Deus: o Ministério da Palavra, através do qual anunciamos aos homens o mistério integral de Cristo.

No contexto social e eclesial em que somos enviados, queremos ser testemunhas e mensageiros da alegria do Evangelho, abertos ao Espírito e dispostos a colaborar com Ele no surgimento de novos caminhos e linguagens, métodos criativos e símbolos eloquentes do Reino (cf. EG 11).

Para a Equipa Missionária, o anúncio explícito da Palavra é a sua razão de ser. Somos servidores da Palavra e, desde o início, temos cuidado com zelo para que esta esteja significativamente presente nas missões paroquiais, semanas missionárias, pregações, exercícios espirituais, dinâmicas formativas ou sinodais… que oferecemos. Os materiais para as celebrações, as pregações missionárias, as assembleias familiares cristãs, a escola de oração, a formação de equipas missionárias e de agentes, o comentário diário ao Evangelho que enviamos online… tudo isso tem como fundamento a Palavra de Deus.

A ECEM, nos seus trinta e seis anos de história, tem procurado, com limitações e fragilidades, cuidar da animação bíblica da sua ação missionária e pastoral. Não podemos afirmar o mesmo em relação à pastoral bíblica, pois é um campo ainda por desenvolver. Certamente, nós que nos reconhecemos, por vocação, como servidores da Palavra, somos chamados a aproximar todos os crentes da Bíblia, para que a sua leitura seja proveitosa e fortaleça a fé cristã (cf. DV 21). Neste momento, o desafio é discernir com clareza o que podemos fazer neste âmbito, que itinerários e processos propor, com que metodologia e materiais. O grupo bíblico que está a ser animado pelo P. Miguel Archange Tigui, cmf, no nosso Centro Pastoral de Almendralejo (Badajoz), queira Deus que seja a primeira semente de uma boa colheita do trabalho missionário neste campo da pastoral bíblica.

 

Pe. Pedro Cabrera Jiménez, CMF

Start typing and press Enter to search