No passado dia 13 de maio, festa da Bem-Aventurada Virgem Maria de Fátima, o Pe. Carlos Alberto Candeias do Nascimento, cmf, Superior Provincial, anunciou à Província a celebração, se Deus quiser, do II Capítulo Provincial de Fátima.
Este importante acontecimento terá lugar de 27 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026, na Casa de Acolhimento e Espiritualidade de Fátima (Portugal). Entre outros aspetos, o Capítulo incluirá a eleição do próximo Governo Provincial.
Para acompanhar este caminho de discernimento e o próprio Capítulo, o Superior Geral designou o Pe. Pedro Belderrain como presidente do Capítulo.
Será também uma oportunidade para a Província, representada pelos capitulares, refletir sobre a sua situação atual e discernir os novos horizontes para os quais se sente chamada. Como dizem as nossas Constituições:
“O Capítulo Provincial é o órgão de governo que representa a Província e que exprime a participação, a corresponsabilidade e a comunhão de toda ela. Celebre-se com o maior empenho, por forma a contribuir eficazmente para que a Comunidade Provincial atinja o máximo florescimento na vida missionária, se torne apta para a missão e se mantenha aberta à comunidade geral do Instituto” (CC 122).
Neste espírito, somos desde já convidados a dispor-nos interiormente e a participar ativamente no processo:
“A partir de agora e ao longo dos próximos meses, queremos animar-vos a descobrirdes os sonhos de Deus a vosso respeito e envolver-vos todos – de forma ativa, e com brio – no processo de discernimento provincial.
Com o coração, a mente e a vontade abertos ao Espírito, em comunhão com a Congregação e a Igreja, impetramos de Deus a coragem de aceitar a verdade sobre nós mesmos, a sabedoria para responder, com fidelidade e criatividade, aos apelos que Ele endossa ao nosso tempo, e a esperança de enfrentar o futuro sem medo.
Que a presença do Coração de Maria, a intercessão do nosso Pai Fundador e dos nossos irmãos mártires nos ajudem a viver intensamente este tempo de graça.”