Comentário do Domingo: 28 de Maio

João 20,19-23:

 Domingo, 28 de Maio de 2023 (Pentecostes)

“A paz esteja convosco. Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”.

Todos nós criámos uma imagem de Deus. Imaginamo-lo com determinadas características: um Senhor mais velho, sereno e majestoso, com barbas brancas, transmitindo paz e bondade…
É mais fácil idealizarmos uma imagem do seu Filho, pois ele teve um corpo como o nosso em Jesus de Nazaré, ele que passou fazendo o bem, que nos disse que o seu Pai era todo amor e misericórdia, que morreu pregado numa cruz e que ressuscitou e apareceu em várias ocasiões aos seus amigos e àqueles que confiavam nele. Jovem, na casa dos trinta anos, a quem cada um dá o rosto que mais lhe agrada. E o Espírito Santo? É para mim apenas uma pomba branca que aparece em alguns momentos da vida de Jesus? Que sei sobre ele?
É o amor de Deus que atua em Maria e que faz dela Mãe. É o amor de Deus que impele Jesus a entregar-se até ao fim e depois ressuscita-o da morte. É a força que Jesus dá aos seus amigos para serem os continuadores da sua obra nesta vida. É o impulso interior que nos leva a rezar a Deus, a procurar o bem e a paz, a amar os outros. É ele que nos põe em alerta quando o espírito do mal está à espreita.
Recebemo-lo nos sacramentos. Celebramo-lo nesta solenidade de Pentecostes e recordamo-lo nas palavras de São Lucas.
 Que este Espírito nos fortaleça e nos conceda os seus dons para sermos verdadeiras testemunhas do Ressuscitado. Feliz Páscoa de Pentecostes!

 

Juan Ramón Gómez Pascual, cmf

E tu, estás cheio do Espírito Santo?

 

Start typing and press Enter to search