Comentário do Domingo: 14 de Maio

João 14, 15-21:

Domingo, 14 de Maio de 2023 (6º T P A)

“Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco: Ele é o Espírito da verdade”.

 

Aproxima-se o momento da partida de Jesus e ele despede-se dos seus amigos. Promete-lhes não os deixar sozinhos, que lhes enviará o seu Espírito, como nova forma de presença depois de ressuscitado.

A Palavra de Deus deste domingo diz-nos que quando os apóstolos enviavam os que haviam de realizar alguma missão, primeiro oravam e logo impunham-lhes as mãos e recebiam o Espírito Santo. Deus ia com eles e eles levavam Deus.

No nosso Batismo, na Confirmação, tal como eles, recebemos o Espírito Santo. Às vezes não temos consciência disso. E, se não o expulsarmos das nossas vidas, Deus, o seu Espírito, seguem connosco.

Neste tempo de primeiras comunhões, de confirmações, de receber os sacramentos, muitos daqueles que se dizem cristãos perderam o sentido do que estão a fazer. Não estão conscientes de que podem estar a turvar a ação do Espírito que receberam.

Também hoje nos pede São Pedro que “demos glória a Deus nos nossos corações, e estejamos dispostos a dar razão da nossa fé a quem nos pedir”. Que bom seria para o nosso mundo se, com as nossas vidas, levássemos Deus que está connosco àqueles que nos rodeiam. Que a alegria da fé, sinal da presença do Espírito, nos encha de esperança e de amor pelos outros.

 

Juan Ramón Gómez Pascual, cmf

Como estás na alegria da fé?

 

Start typing and press Enter to search