Lucas 9, 28b-36:
Domingo, 13 de março de 2022 (2º T C C)
Com algumas variantes de Mateus e Marcos, também Lucas conta-nos a transfiguração do Senhor, que lemos neste segundo domingo da Quaresma. Jesus levou Pedro, Tiago e João a uma montanha para orar, e enquanto Jesus orava, transfigurou-se diante deles, mostrando um aspeto diferente. Os apóstolos viram a glória de Deus. Pedro intervém, fala de ficar e de fazer três tendas. Forma-se uma nuvem que os cobre com a sua sombra, e da nuvem ouve-se uma voz: “Este é o meu Filho, o meu Eleito. Escutai-o!”.
Mas devem descer da montanha; devem pôr os pés no chão, e não esquecer o que Jesus lhes havia manifestado pouco antes de subir à montanha: “Vamos a Jerusalém, e ali me prenderão, me julgarão e me condenarão à morte, mas ao terceiro dia ressuscitarei”. Nem num momento nem noutro entenderam o que estava a acontecer.
Muitas vezes tendemos a esquecer que algumas coisas só são alcançadas com grande esforço. Por isso, Jesus mostra-lhes que para chegar à glória é necessário passar pela cruz.
Que a nossa fé permaneça viva na esperança da glória futura. Que como Abraão (1ª Leitura), superemos o cansaço e confiemos o sonho da nossa fé na Palavra do Senhor. Assim, (como diz São Paulo na 2ª Leitura), o Senhor “transformará o nosso corpo miserável, para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso”.
Juan Ramón Gómez Pascual, cmf
Lembra-te que algumas coisas só se alcançam com esforço